sábado, 8 de janeiro de 2011

Aloe Vera – Benefícios e precauções

 A Aloe vera , conhecida popularmente no Brasil como babosa, é uma planta nativa do norte de África. Encontram-se catalogadas mais de 200 espécies de Aloe. Deste universo, apenas 4 espécies são seguras para uso em seres humanos, dentre as quais destacam-se a Aloe arborensis e a Aloe barbadensis Miller, sendo esta última reconhecida como a espécie de maior concentração de nutrientes no gel da folha e amplamente utilizada por empresas como a forever, o boticário, entre outras...

Aloe Vera

Desde 1930, tanto na Rússia como nos Estados Unidos, esta fantástica planta vem sendo estudada cientificamente. Inúmeras e renomadas instituições científicas e docentes, como o Instituto de Ciências e Medicina Linus Pauling, de Palo Alto, Califórnia; Instituto Weisman de Israel; Universidade de Oklahoma; entre outros, têm efetuado estudos formais sobre a Aloe Vera.
Pela Legislação Brasileira, a Aloe Vera pode ser utilizada como cosméticos e medicamentos fitoterápicos fabricados industrialmente a partir da planta. Segundo Bernardo A. Medina (chefe de Divisão do Departamento de Inspeção de Produtos de origem vegetal), tratamentos alimentares a base da planta ainda não foram liberados, no Brasil, devido à falta de pesquisas que comprovem a segurança alimentar e para a saúde do consumidor Em outros países, entretanto utiliza-se a Aloe Vera como suplementos alimentares.
Porém, segundo Fabiana Q. P. Silveira (Especialista em Regulação e Vigilância sanitária), a ANVISA só avalia determinado produto após solicitação das empresas. E que mesmo com embasamento cientifico internacional, a liberação interna não acontece sem esta solicitação.
Como fisioterapeuta, gosto de filtrar o que é comprovadamente bom para a saúde e usar a favor do bem-estar dos meus pacientes, de acordo com as minhas funções. Tornei-me uma distribuidora forever (Empresa que utiliza largamente a Aloe Vera), porém me detendo aos tratamentos dermocosméticos, utilizando estes produtos como auxiliares em alguns tratamentos da fisioterapia dermato-funcional (Limpeza de pele, por exemplo).

Dermocosméticos forever  - efeitos comprovados e venda liberada pela ANVISA

Quanto aos shakes e produtos alimentares, prefiro não me pronunciar, e aguardar os resultados. Lembrando que qualquer tipo de tratamento só deve ser feito após avaliação clínica prévia.
Mais vamos voltar aos benefícios da Aloe Vera, comprovados cientificamente:
Existem uma alta gama de pesquisas científicas publicadas pelo mundo, comprovando os benefícios do Aloe Vera, como cosmético. É um poderoso regenerador e antioxidante natural. A esta planta são reconhecidas propriedades antibacteriana, cicatrizante, capacidade de reidratar o tecido capilar ou dérmico, sendo recomendada para cuidados com a pele e cabelos.

Relação de alguns produtos à base de Aloe vera no mercado cosmético.
- Base profissional
- Blush
- Condicionadores
- Cremes anti-acne
- Cremes anti-rugas
- Cremes para massagem
- Desodorante
- Gel pós-sol
- Protetor solar
- Creme de barbear
- Cremes para máscara facial
- Xampus

Fontes:

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pulseiras de equilíbrio - Fiquem atentos!


Segundo os fabricantes, as pulseiras de equilíbrio (Power Balance) foram criadas em 2009 por um cientista da NASA, são feitas de silicone cirúrgico e possuem dois hologramas quânticos embutidos. Esses dois hologramas supostamente aumentariam sua força, equilíbrio e flexibilidade.



É a nova onda do momento... E estão sendo amplamente utilizadas por artistas e esportistas do mundo todo. Só tem um detalhe... NÃO EXISTE NENHUMA EVIDÊNCIA CIENTIFICA!  Os próprios fabricantes das pulseiras admitiram a falha em nota oficial.

A empresa Australiana pediu desculpas a qualquer consumidor que se sentiu enganado e oferece reembolso total para os produtos. A oferta estará disponível aos interessados na Austrália até o dia 30 de junho de 2011. Para garantir o dinheiro de volta, será preciso apresentar o produto e o comprovante de compra.

Porém a Empresa Brasileira da Power Balance afirmou que a publicidade veiculada no país segue as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que eles não fazem falsas promessas. Eles descartaram a promoção de reembolso para os produtos da empresa no país.

Então, vale a dica para aqueles que querem comprar este produto: Só comprem a pulseira de equilíbrio caso a julguem financeiramente viável ( no Brasil, o preço é de aproximadamente R$100,00) para sua real e única função: pulseira decorativa. Nos demais casos, consultem um fisioterapeuta. Esta ainda é a maneira mais confiável de garantir resultados profetizados por esta “milagrosa pulseira”.