sábado, 16 de julho de 2011

Charlatanismo e Curandeirismo - Um Perigo iminente



Toda profissão está sujeita a indivíduos que se consideram aptos a realizá-las, o que na maioria dos casos têm consequências desastrosas. Em se tratando da Saúde, esse desastre toma proporções ainda maiores quando charlatães e curandeiros entram em cena, levando a piora de quadros clínicos e até mesmo a morte da "cobaia".
Muitas pessoas confundem esses dois termos, achando que são opostos. Na verdade, as duas modalidades de pilantragem podem estar presentes em uma mesma organização.

Charlatanismo



A expressão charlatanismo é derivada de ciarlare que significa, em italiano, conversar muito, tagarelar, iludir. O art. 283 do Código Penal brasileiro vê o charlatanismo como algo que gira em torno da cura inculcada ou anunciada, através de meios infalíveis e secretos, de terapêutica simulada, diagnóstico e prognóstico falsos, bem como de curas sensacionais e extraordinárias.  Esse termo é geralmente associado aos profissionais da Saúde.

Curandeirismo:



O art. 284 do nosso texto penal trata do curandeirismo, enumerando a forma delituosa em três incisos. O primeiro é prescrever, ministrar ou aplicar habitualmente qualquer substância (incluindo o próprio sangue), dando a entender que mesmo as não nocivas constituem infração. O segundo diz respeito ao emprego de gestos, palavras ou qualquer outro meio, o que nos faz crer tratar-se de passes e atitudes, rezas ou benzeduras, tendo como apoio a superstição do crente. E o terceiro refere-seà realização de diagnósticos. Constitui circunstância agravante a prática do curandeirismo mediante remuneração. É um termo reservado aos leigos que não são profissionais da Saúde capacitados, e difere do exercício ilegal da medicina.

Como se pode perceber, o curandeirismo então é praticado pelos vendedores dos produtos (Garrafada, por exemplo) que não simplesmente vendem o produto, mas diagnosticam a vítima, enaltecem exageradamente as propriedades do produto de forma a tornar-se irresistível seu consumo mesmo não havendo estudos científicos do mesmo.
Para o charlatanismo podemos citar alguns médicos que apóiam técnicas não comprovadas cientificamente (auto-hemoterapia, por exemplo), ministrando-as de forma irresponsável.
Encontramos estes tipos de vigaristas em nossa faculdade, em nosso trabalho, em uma festa, em igrejas e em qualquer outro aglomerado.
Em minha experiência profissional, tive a infelicidade de ouvir diversas opções milagrosas para cura do câncer, tratamento de paralisia facial, tratamentos de Diabetes, entre outros.
Indivíduos que tomam atitudes terapêuticas que não os compete, Charlatães que se consideravam aptos a atender determinados tipos de pacientes, os expondo a riscos e piorando quadros clínicos.
Pessoas que manipularam mentes sensibilizadas pela doença, vendendo seus produtos milagrosos... Posso afirmar que as “experiências” foram desastrosas...

Fica a dica:
Medicina com médicos;
Fisioterapia com fisioterapeutas;
Odontologia com odontólogos...
Valorizem o profissional... Valorizem sua saúde... Se valorizem...

Referências:
França, Genival Veloso de. Noções de Jurisprudência Médica. 3ª ed., Editora Universitária, João Pessoa, 1981.
---. Medicina Legal, 4ª Edição, Editora Guanabara Koogan S/A, Rio de Janeiro, 1995.

29 comentários:

  1. Exato, Dra. Ana. A senhora está correta ao afirmar que cada um deve procurar o especialista apto a resolver ou ao menos amenizar o seu problema.
    Está certo.
    Mas não se pode negar ao doente, o direito de procurar uma alternativa quando não resta mais que paliar seu sofrimento.
    Por isso mesmo é que me insurjo quanto à qualificação da auto-hemoterapia com charlatanismo ou curandeirismo. A senhora repete o crasso erro da maioria dos que detratam este procedimento justamente no calcanhar de Aquiles dos argumentos contra: A falta de reconhecimento da terapia.
    Esquece a senhora, e os demais que a desmerecem, que esta terapia foi placidamente reconhecida pelos nossos competentíssimos órgãos de saúde, como a nossa excelente ANVISA, durante décadas, posto que este tratamento médico era consenso desde 1918 no Brasil, sendo amplamente receitado até os anos 40 e mais modestamente até abril de 2007. Deve saber que o médico que deu divulgação midiática ao tratamento, Dr. Luis Moura, cuja carreira brilhante inclui até mesmo um cargo do porte de Ministro da Saúde, foi processado e absolvido pelo CREMERJ em 2006, por receitar, veja bem, a então e portanto autorizada auto-hemoterapia!!!
    Ele mesmo receitou por décadas, mais de 3 como ele mesmo afirma, sem ter ao menos uma queixa de algum paciente prejudicado... Conheci diversos de seus ex-pacientes, recentes, de alguns e de muitos anos atrás, e todos, repito, todos afirmam que se beneficiaram de forma concreta com este procedimento. E nunca ouvi uma queixa ou ao menos restrição sequer contra este médico e nem contra este tratamento.

    Continuo, se conseguir...
    Olivares Rocha

    ResponderExcluir
  2. Aliás, conheci pessoalmente mais de 4 médicos que prescreveram este procedimento médico por vários anos e uns tantos outros pela internet e todos foram unânimes em afirmar que a Ah tem espaço na homeostase do paciente.
    E esta posição é referendada por estudos clínicos e científicos, iniciais e restritos, é verdade, mas que sempre apontam para a eficácia e segurança da terapia.
    Eis que este diligente braço do CFM, ao arrepio de todas as normas jurídicas, voltou a processá-lo pelo mesmo motivo, em 2007. De novo este médico foi absolvido, não pelo conselho regional, mas pelo próprio CFM!!!
    Portanto não era, este procedimento médico, desconhecido das autoridades. Eu mesmo tentei fazer reclamação contra médico que prescreveu esta terapia a um parente meu, em janeiro de 2007. Nesta época como o entendimento sobre a AH era de que valia, não aceitaram minha denúncia.
    Ora, então não seria charlatanismo um médico prescrever a AH até ao menos abril de 2007.
    Eu mesmo uso a AH, por conta própria e verifico estes efeitos na minha saúde. Assim se repete entre familiares e conhecidos. Até mesmo em fóruns, Orkut, MSN, onde os possíveis prejudicados tem o mesmo espaço para manifestação. Pena que não o fazem... Talvez, quem sabe, por não haverem...
    Certo, cometo o erro da auto-medicação “chalatanistica”. Preferia ter o direito de ter a necessária orientação de um médico e o acompanhamento de um profissional capacitado na aplicação da AH, como era de 1918 até abril de 2007, assim como parente meu conheceu a AH, mas este foi o real preço da proibição da terapia. A minha “sorte” é que fazemos a AH devidamente treinados por profissional altamente gabaritado, “domesticamente”, entre parentes, na segurança do nosso lar, sem qualquer ônus, com total competência tanto que em mais de 1.000 (mil) aplicações (sim 1.000 aplicações), não houve nenhum revés. Nem mesmo um hematomazinho mais proeminente.
    Mas o faço de forma consciente das suas possíveis conseqüências em minha saúde. Literalmente não pago pra ver, pois gasto somente uma seringa, chumaço de algodão e um tanto de álcool por semana.
    Até agora, nestes 4 anos e alguns meses de AH, só constato saúde e saúde.
    Ao contrário, vimos nestes 4 anos, diversos fármacos receitados por médicos, serem dispensados pelos seus receitadores, médicos, ao constatarem a efetiva e palpável melhora na nossa saúde. Portanto, houve um acompanhamento “cego” por parte dos médicos no nosso grupo familiar...
    Redunda isso tudo numa “economia” de algo em torno de R$800/mês em remédios. E nem contabilizamos os efeitos colaterais neste valor...
    continuo, se conseguir...

    ResponderExcluir
  3. Como bem descreve, charlatanismo é promover um método ou remédio como cura secreta e infalível de terapêutica simulada.
    A AH, ao que me consta, nunca foi receitada como milagrosa e secreta. Muito menos infalível. Todos os médicos que se propuseram a explicar seu mecanismo de ação sempre classificaram-na como coadjuvante, como estimulante do Sistema Imunológico. Inclusive na Rússia há registros de estudos que a comparam no seu mecanismo, com simples hematomas musculares.
    Continua...
    Esqueci de dizer. Há sim estudos científicos, antigos e novos, principalmente na Veterinária, onde este procedimento médico é empregado há século.
    Mas a despeito de sua antiguidade, a AH é literalmente copiada em vários modernos e científicos procedimentos médicos como o tampão sanguíneo peridural, plasma rico em plaquetas e seu irmão menos famoso, o plasma pobre em plaquetas, e muitos outros. Poderão argumentar, os menos avisados, que há diferença de procedimentos. Mas esta generalização é feita no PUBMED, que classifica vários procedimentos que injetam sangue autólogo dentro do corpo do paciente com auto (de si mesmo) hemo (sangue) terapia (tratamento)...
    Bem, soa estranho, meio irracional mesmo, que o sangue autólogo, asséptico, injetado num olho, coluna ou lesão ortopédica ou ortodôntica seja inócuo e profilático, mas este mesmo sangue injetado num músculo, à guisa de simples hematoma de derme, seja danoso.
    Mas falando em generalizações, a senhora denomina médicos que receitavam a AH como vigaristas. Acho um faltou um pouco de ética, mas como este terreno é muito perigoso, pois depende de que opinião se manifesta, como observado na reportagem do Fantástico de 2007, onde vociferaram serem picaretas os diversos médicos que prescreviam a AH, fico mesmo com a falta de informação que parece permear este post. A auto-hemoterapia é secular, empregada não só no Brasil, mas em vários países até hoje. Em verdade, não se conhece outro país que tenha proibido a AH. Na Alemanha este procedimento é registrado em farta literatura e empregada por colegas seus há mais de 78 anos. Não me parece que os órgãos de fiscalização sanitária e de saúde deste país seja menos competente e diligente que a nossa prestimosa Anvisa.
    continuo se conseguir...

    ResponderExcluir
  4. Enfim, o fim:
    A senhora afirma que na sua experiência profissional, teve a infelicidade de encontrar o que pode-se entender como vítimas de picaretas e vigaristas que exploravam o desespero de doentes que não alcançando a desejada cura com a Medicina tradicional, deram ouvidos a curas milagrosas. Gostaria de perguntar se entre estes, estaria algum que praticou a auto-hemoterapia...
    Acredito que não, afinal, não há sequer um registro de malefícios provocados pela auto-hemoterapia nos nossos órgãos de saúde. Nem mesmo denúncia anônima nas mais variadas entrevistas e reportagens sobre o tema. Acredito que seria o correto orientar uma vítima de um picareta, charlatão ou curandeiro, que se dirigisse aos competentes órgãos para a competente e necessária denúncia...
    Mas para clarear de vez este polêmico e tão difundido tema, seria simples como a própria terapia: bastaria que se procedessem os tão cobrados e ao que parece impossíveis estudos metodológicos randomizados e duplocegados... Devidamente fiscalizados e acompanhados por cientistas e instituições imparciais, posto que até o presente momento, o observador leigo ou mesmo o profissional da área, médico ou enfermeiro, que vivenciou a AH em sua vida pessoal ou profissional, e sabe e viveu os seus efeitos, só percebeu má vontade, preconceito e desinformação daqueles que deveriam primar pela verdade. Ainda que seja só para “desenganar” os oficialmente alegadamente “prejudicados”, “ludibriados” e “desavisados” que praticam a AH. Sejam humanos sejam animais. Assim, os picaretas, curandeiros e charlatões perderiam ao menos este trunfo sobre suas vítimas.
    Olivares Rocha
    olivares@oi.com.br

    ResponderExcluir
  5. Especialistas reconhecem a Auto-hemoterapia! Dr. Valery Edwabny e Dr. Tarcísio Gurgel.

    http://www.youtube.com/watch?v=sydDlJsa75E

    Valery Edwabny, Doutor em Medicina.
    Viena. Austria.

    Auto-hemoterapia.

    Este método de tratamento utiliza o poder curativo do próprio sangue do paciente em condições tais como:
    Infecções freqüentes ou crônicas,
    Acne, furunculose, eczema, neurodermatite,
    Fraqueza geral do organismo, devido a uma doença prolongada, grande cirurgia ou trauma,
    Alergias, Distúrbios circulatórios, Baixa imunidade, Artrite reumatóide, Úlceras de cólon,

    A Auto-hemoterapia estimula mecanismos de resistência do próprio corpo e melhora o metabolismo.

    http://vienna-doctor.com/ENG/Alternat_Med_Autogem.htm

    -

    Benefícios - Testemunho do médico Dr. Tarcisio Gurgel sobre a Auto-hemoterapia

    Olá pessoal,

    Como médico e formado pela UFRN em 1972, sei e reconheço as razões de tantas dificuldades para o uso da AHT... Estudei o tema e enfrentei adversidades para fazer uso desta prática. A ATH será no final desta década a maior e melhor técnica na prática médica pelos depoimentos dos que a praticam e com certeza pela pesquisa científica que a sociedade espera por iniciativa governamental.

    Antes da minha cirurgia cardíaca de aneurisma de aorta em 30 de março do ano passado, eu a pratiquei, quase como clandestinamente em um total de o8 sessões. e os benefícios foram diversos. Dos que tenho condições de provar eu destaco:

    1 nenhuma infecção hospitalar trans e pós operatório nem de efeito tardio até então.

    2- cura de uma artrite no ombro esquerdo .

    3- minha extensa cicatriz toráxica praticamente desapareceu, para idendifica-la hoje, eu preciso de uma lupa.

    4- taxas sanguineas bioquimicas todas normais, até então.

    Outros benefícios desconhecidas devem existir, mas não mais me aprofundei.

    A medicina precisa ouvir e se interessar pelo clamor dos depoimentos dos diversos indivíduos que buscam atraves desta prática, benefícios preventivos (como no meu caso) e terapeuticos , como na bibliografia mundial e tambem nos ricos depoimentos de brasileiros, cujos relatos tenho acompanhado pela internet.

    Um bom dia para todos.

    Tarcisio Gurgel médico, com o direito de dar seu pessoal depoimento no uso da prática da AHT.

    http://www.hemoterapia.org/depoimentos/beneficios-testemunho-do-dr-tarcisio-gurgel-medico-sobre-a.asp

    -

    AUTO-HEMOTERAPIA, Contribuição para saúde:(por Dr. Luiz Moura):

    http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-dvd.htm

    http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-1.htm

    -

    AUTO-HEMOTERAPIA MEU SANGUE ME CURA!

    http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia.htm

    http://www.hemoterapia.org/

    ResponderExcluir
  6. Especialista reconhece a Auto-hemoterapia. Dr. Carlos Heitor Pioli (médico e homeopata):

    http://www.youtube.com/watch?v=wIFvKehi7Oo

    Casos que apresentaram resultados

    O médico e homeopata Carlos Heitor Pioli iniciou sua carreira como cardiologista e foi uteísta durante dezessete anos. Em meados de 2005 Pioli conheceu a auto-hemoterapia, e passou a aplicá-la em seus familiares e pacientes.

    “Alguns médicos não aprovam essa técnica por não conhecerem, não tem experiência, aprenderam uma medicina, a tradicional e acha que somente ela está certa”, afirmou.

    Em 2006, incentivado por Pioli, o industrial M. S. morador de Pouso Alegre, Sul de Minas que se interessa por medicina, que dirige o programa Saúde Família, com um universo de 1.600 pessoas, aproximadamente 400 famílias, começou a utilizar a técnica para as doenças auto-imunes, as doenças que não tem cura, como artrite reumatóide, lúpus, tireoidite de Hashimoto, entre outros.

    Passado 6 meses, houve uma redução na compra de medicamentos em 73,8% desses pacientes. “E isso mostra que existe interesses muito grandes para que isso não se difunda em nosso país”, ressaltou o médico.

    A enfermeira S. C. há um ano realiza o trabalho com a auto-hemoterapia, e se depara com os mais variados casos, trombose, asma, bronquite, lúpus, colesterol, e muitos outros como o caso de Raimundo Mendes Fraga, 76 anos, que possui úlcera varicosa, uma complicação das varizes, difícil de controlar. Ela acaba aparecendo depois de longa evolução do problema de varizes.

    É uma ferida, que pode ter uma grande extensão, até atingir grande parte da perna do indivíduo. “Após o início do tratamento não houve progresso nas feridas nem o inchaço das pernas, posso andar com mais facilidade”, afirma ele.

    Outra paciente da enfermeira, Dona Raimunda Ramos da Silva (foto), de 94 anos, sentia fortes queimações no estomago, mesmo tomando remédios, decidiu então iniciar a AH. “Depois da quarta aplicação não senti mais as queimações”, declarou ela.

    Pioli diz que não existem efeitos colaterais, pois está sendo usado seu próprio sangue. O que pode ocorrer é uma pessoa não saber aplicar uma injeção e pegar um tendão, uma enervação e provocar um problema acidental, assim como qualquer injeção.

    Ivan Cardoso, 39 anos ao ter contato com esse procedimento ficou na dúvida e foi buscar mais informações com conhecidos, na internet e resolveu arriscar. “Estou na vigésima quarta aplicação e não vejo mais sinais da bronquite e o problema de nervo ciático também não apareceu mais”, afirmou ele. Pretende estender o tratamento por um ano. Postado por Natália Lins às 19:08 Marcadores: Saúde

    http://alturl.com/gp4sn

    PDF: http://alturl.com/2m74j

    -

    MAIS UM MÉDICO MOSTRA BONS RESULTADOS DA AUTO-HEMOTERAPIA

    O médico Francisco Humberto, que exerce a profissão há 37 anos, contou ao jornal TRIBUNA DO BRASIL que já obteve inúmeros resultados positivos utilizando auto- hemoterapia...

    http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-tb.htm

    -

    AUTO-HEMOTERAPIA MEU SANGUE ME CURA!

    http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia.htm

    http://www.hemoterapia.org/

    ResponderExcluir
  7. Auto-hemoterapia cura ULCERA VARICOSA ( em apenas 9 aplicções)!!!

    REGISTRO FOTOGRAFICO QUE COMPROVA INQUESTIONAVELMENTE QUE A AUTO-HEMOTERAPIA É EFICAZ E BENEFICA.

    http://www.youtube.com/watch?v=qDah5i_b5BA

    ResponderExcluir
  8. Especialista reconhece a auto-hemoterapia. Dr. Ronaldo João, médico, comprova diariamente os benefícios da terapia (há mais de 40 anos)

    http://www.youtube.com/watch?v=wxn1rBTK67k

    Este artigo sobre a Auto-hemoterapia, foi publicado no site.

    http://metropolionline.com.br/vidasaudavel/auto-hemoterapia-funciona-ou-nao-funciona

    A primeira parte da matéria, é um breve histórico da auto-hemoterapia, e também da situação gerada pelos órgãos de saúde do Brasil.

    A narração deste vídeo contém a opinião do médico que apóia, estuda, pesquisa e defende a auto-hemoterapia. Dr. Ronaldo João. Médico que tem mais de 40 anos de experiência no assunto.

    E mais comentário postado no site http://www.hemoterapia.org.

    Em 10 de outubro de 2010.
    Até quando Anvisa e Médicos vão Ignorar?

    Sou filha de médico, mãe de médico, e com muitos médicos na família. Meu pai, em 1948 já fazia Auto-hemo em pacientes, antes de cirurgias, mas os Laboratórios, por interesses proibem, claro, imunidade a custo zero. Meu marido teve câncer, e nós dois fazemos Auto hemo, há mais de 2 anos sem parar, com ótima saude.
    Lígia da Luz Posser.
    60 anos - Canela - Rio Grande do Sul.

    -

    Auto-hemoterapia. Meu sangue me cura.

    http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia.htm

    http://www.hemoterapia.org

    ResponderExcluir
  9. Especialista reconhece a Auto-hemoterapia. Dra. Graciela Bazzi- Médica.

    http://www.youtube.com/watch?v=Q2WJN6r7gUk

    Data: 07/02/2010 19:07
    De: Dra Graciela Bazzi
    IP: 190.48.143.25
    Assunto: Re: AUTOHEMOTERAPIA NA ARGENTINA

    Desde el año pasado, en que mi caballo, estaba gravemente enfermo, de un cuadro respiratorio, donde no tenia mas remedio que continuar con dosis de corticoides qeu le afectaban la salud por otro lado, y viéndolo con tanta restriccion respiratoria, comencé con AUTOHEMOTERAPIA, a la 3 aplicación, se vieron lo cambios y en 20 aplicaciones había remitido absolutamente la disnea y el cuadro patológico. Por lo que defiendo esta terapia, y como médica de humanostambien la pongo en práctica con algunos de mis pacientes. Gracias a que la he encontrado.
    Dra Graciela Bazzi- Médica- 1554281156- Buenos Aires Argentina
    fonte: http://inforum.insite.com.br/39550/10409370.html

    Via Google tradutor:

    Desde o ano passado, quando o meu cavalo estava gravemente enfermo, de uma doença respiratória, onde não tinha remédio senão continuar com as doses de corticóides que lhe afetavam a saúde por outro lado, e vendo-o com tanta restrição respiratória, eu comecei com a AUTOHEMOTERAPIA, e na 3ª aplicação, vieram as mudanças, e em 20 aplicações houve a remissão absoluta da dispnéia e do quadro patológico. Então eu defendo essa terapia, e como médica de humanos, eu a ponho em prática em alguns dos meus pacientes. Dou graças que a tenha encontrado.
    Dra Graciela Bazzi- Médica- 1554281156- Buenos Aires Argentina

    -

    Autohemoterapia: uma imunização com o nosso próprio sangue

    http://www.hemoterapia.org/

    http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia.htm

    ResponderExcluir
  10. Especialista reconhece a Auto-hemoterapia. Dr. Paulo Guataçara da Costa Lima (médico veterinário)

    Especialista reconhece a Auto-hemoterapia. Dr. Paulo Guataçara da Costa Lima (médico veterinário)



    http://www.youtube.com/watch?v=cr7hGXWpi-Y



    Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 - 09:25:44



    Sou médico veterinário, e tenho 19 anos de profissão. Por inúmeras vezes pratiquei auto-hemoterapia principalmente em bovinos, e em especial nos casos de papilomatose viral com excelentes resultados. Também tive resultados satisfatórios em casos de cinomose canina, sarnas, com a aplicação desta técnica.Sempre trabalhei com pequenos produtores rurais, sem dinheiro para bancarem os tratamentos tradicionais da alopatia veterinária. Em razão disto sempre procurei utilizar técnicas de baixo-custo para atender a necessidade clínica dos animais dos pequenos proprietários, e concordo quando o Dr. Luís Moura chama a atenção das autoridades sobre o baixo custo e beneficios da auto-hemoterapia. Também imagino que lamentavelmente o Dr Luís deve estar sofrendo inúmeras críticas por estar divulgando uma técnica que não interessa a nenhum laboratório farmacêutico que influenciam e financiam inúmeros professores e pesquisadores que acabam ditando o que e certo ou errado para uma legião de alunos e profissionais, que sem ter senso crítico, acabam acatando a opinião destes. Outra fantastica terapia de baixo custo é o uso do peróxido de hidrogênio (água oxigenada), e influenciado pela publicação dos Drs Roberto C. Leite e Francisco H. F. Azevedo, venho utilizando aplicações intravenosas para o tratamento de algumas infecções com ótimos resultados, e recentemente recuperamos um bezerro com quadro clínico de têtano, com paralesia de membros e endurecimento muscular da cabeça e pescoço. Esta técnica tem inúmeros trabalhos publicados mas não vemos o seu uso rotineiro, e confesso que na minha graduação este assunto sequer foi tocado, e por ser de baixo custo, não interessa a quase ninguém, como o caso da auto-hemoterapia, nem mesmo as autoridades sanitárias brasileiras, infelizmente preferindo deixar inúmeras pessoas a mercê da própria sorte nas filas do SUS.



    Paulo Guataçara da Costa Lima

    Garuva-SC



    FONTE:http://www.orientacoesmedicas.com.br/opiniao_integra.asp?cdg=651&u=11

    -

    Autohemoterapia: uma imunização com o nosso próprio sangue

    http://www.hemoterapia.org/

    http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia.htm

    ResponderExcluir
  11. Auto-hemoterapia é reconhecida pelo especialista Dr. Jorge Martins Cardoso(médico). Que também parabeniza a TV Record.

    http://www.youtube.com/watch?v=N8EW-WiCrfk

    Auto-Hemoterapia, Dr. Fleming e os antibióticos... (54)

    Bem amigos da Rede Record. O dia 30 de janeiro de 2011 foi realmente um Domingo Espetacular. Bem amigas da rede AHT.

    Texto: Jorge Martins Cardoso (Médico)

    Bem amigos da Rede Record. O dia 30 de janeiro de 2011 foi realmente um Domingo Espetacular. Bem amigas da rede AHT. Auto-hemoterapia? Tudo a ver! O que foi veiculado sobre a auto-hemoterapia na Rede Record de Televisão, será analisado posteriormente em outro (s) artigo (s). Adiantamos apenas, que o maior mérito está no fato de que, a imprensa brasileira, através da Record, depois de longo tempo, finalmente, rompeu um pouco a "conspiração do silêncio". A Record e seus integrantes estão de parabéns.

    VEJA O texto na íntegra em:

    http://www2.jornaldacidade.net/artigos_ver.php?id=3683

    ResponderExcluir
  12. Especialista reconhece a Auto-hemoterapia. Dr. Gilberto Lopes da Silva Júnior (médico)

    http://www.youtube.com/watch?v=WpclMhxOzE0

    Auto-hemoterapia

    Gilberto Lopes da Silva Júnior

    Na década de 40 o saudoso Professor Jessé Teixeira, do qual tenho as melhores recordações, pois quando acadêmico residente do Hospital do Jaçanã, ele era um dos mais conceituados cirurgiões de tórax. Trabalhava no Rio de Janeiro, Hospital dos Marítimos. Pesquisador não acomodado, inventivo por excelência, idealizou varias técnicas, instrumentos cirúrgicos e inclusive escreveu um livro notável sobre câncer do pulmão. Segundo me consta, o professor Jesse Teixeira foi quem idealizou a Auto-Hemoterapia, que se mostrou valiosa na prevenção de infecções de suas operações, quando ainda não havia antibióticos. Procedimento muito simples. Retira-se 5 a 10 ml de sangue venoso, o qual é imediatamente injetado no músculo. O sangue injetado no músculo, agiria como antígeno e estimularia a gênese de anticorpos contra infecções, células cancerosas, processos alérgicos e principalmente doenças auto-imunes. Naquela época, 1940, havia uma “epidemia” de Auto-Hemoterapia. Aqui na Santa Helena o enfermeiro Florêncio, que gostava de chegar muito cedo no Hospital, tinha uma verdadeira clinica de Auto-Hemoterapia. Com o advento dos antibióticos e das vacinas, a Auto-Hemoterapia caiu em desuso. Mas como tudo em medicina é moda, a moda veio, a moda foi e agora esta voltando.

    Recentemente fui questionado sobre o valor da Auto-Hemoterapia. Mostrei-me totalmente descrente, mas pesquisando melhor e tendo conhecimento que esse procedimento foi idealizado e testado em animais pelo Professor Jesse Teixeira, não posso deixar de reconsiderar e recomendar que experimentem a Auto-Hemoterapia. O procedimento é custo zero. Não apresenta contra indicações ou complicações importantes e tem se revelado valioso auxiliar terapêutico. Os resultados dessa terapia passaram a incomodar e muito os poderosos “picaretas” do mercantilismo assistencial, os quais se organizaram e rapidamente proibiram a Auto-Hemoterapia. Foi uma violência arbitraria que desrespeitou o médico e o paciente. Pela abrangência que envolveu todos os órgãos controladores da Medicina, Farmácia e Enfermagem e pela rapidez com que a medida foi implantada, ficou claramente demonstrado que o médico de hoje esta engessado, mentalmente castrado, a Medicina transformada em zootécnica e o paciente em fonte de lucro e nada mais.

    GILBERTO LOPES DA SILVA JÚNIOR
    Médico em Rio Preto.

    http://www.diarioweb.com.br/artigos/body_artigos.asp?idCategoria=35&idNoticia=92934

    Fonte:
    http://www.orientacoesmedicas.com.br/opiniao_integra.asp?cdg=3254&u=29

    -

    Outros videos da auto-hemoterapia:

    http://www.youtube.com/worldautohemotherapy

    ResponderExcluir
  13. Médico especialista reconhece a auto-hemoterapia e diz que prescrevê-la é ato de humanidade.

    http://www.youtube.com/watch?v=odUUXHpn-xI

    Caros amigos do Jornal da Serra

    Através de amigos, recebi um link para o excelente artigo Auto-hemoterapia: perigosa para o bolso dos médicos e dos laboratórios farmacêuticos - por Isabel Raposo - deste Jornal. Sou médico (clínica e pediatria) há mais de 20 anos, gaúcho de Porto Alegre, morando e trabalhando na Bahia, na cidade de Rio Real, interior norte divisa com Sergipe.

    Apoio o artigo citado. Assino embaixo. Acredito que qualquer médico no mundo com um mínimo de conhecimento de imunologia, hematologia, clínica médica e bom senso deva admitir que a auto-hemoterapia funcione baseada em evidências clínicas (prática aceita pela medicina atual). Como todos os procedimentos, tem suas indicações mais precisas ou menos precisas e até as inadequadas. Todos concordam que funciona nos casos selecionados bem indicados de necessidade de aumento da defesa imunológica do ser humano.

    Concordam inclusive os que estão falando contra, exatamente porque sabem que funciona ou poderá funcionar... A divergência ocorre quando se expressa a opinião pública da ideologia de cada um. Nesta hora os "interesses" individuais é que comandam as palavras a favor ou contra um fato real (a prática da auto-hemoterapia pela população em geral). Há "interesses" financeiros e pessoais que são contra. Senão a primeira atitude seria realizar trabalhos, experiências para comprovar... Mas quem é contra não cita trabalhos científicos para não estimular exatamente a comprovação técnica de uma prática que, na minha opinião como médico essencialmente clínico, já é baseada em "evidências clínicas práticas e científicas" muito claras (vejam os trabalhos científicos já citados sobre o assunto e a opinião dos pacientes que se beneficiaram). Com a certeza clínica científica de que não prejudica o paciente (não há efeitos colaterais relatados) e a garantia de resultados clínicos na prática diária para casos selecionados com indicação precisa, só nos resta um ato de humanidade: prescrever.

    Sou prático e realista.

    Se estiver errado, que me provem o contrário!

    Por enquanto, faço o que acredito ser o certo!

    Tal como o Dr. Moura, faço auto-hemoterapia e divulgo a boa notícia...

    (Tive rinite crônica por vários anos que desapareceu em poucas semanas de
    auto-hemoterapia)

    Graças a Deus existe a internet! No que puder ajudar, estou à disposição para diminuir ou sanar o sofrimento humano...

    Autorizo a identificação e publicação de tudo o que escrevi.

    Dr. Marcus Mac-Ginity - Rio beal - BA

    fontes:

    http://www.jornaldaserra.com.br/6saude/7autohemodepoimentos.htm

    http://www.jornaldaserra.com.br/

    -

    Baixe arquivo PDF com este texto, e também com artigos de Walter Medeiros e de Isabel Raposo:

    - Médico diz que prescrever auto-hemoterapia é ato de humanidade;

    - Auto-hemoterapia: perigosa para o bolso dos médicos e dos laboratórios farmacêuticos.

    http://alturl.com/xp4ep

    ResponderExcluir
  14. Fatos Marcantes da Auto-hemoterapia no Brasil - documentário (19'50')

    http://www.youtube.com/watch?v=GblXP5skFdI

    * Entrevista na Rádio98 FM - Natal/RN;

    O jornalista Felinto Rodrigues entrevistou Walter Medeiros, que fez uma exposição de maneira muito clara, de fatos importantes sobre a situação da AHT no Brasil. Como, a opiniões de vários médicos que defendem a terapia, e outras. E também, a narração do Sr. Célio Capistrano, que se curou de um câncer no intestino, com a AHT.

    * Publicações na Revista FOCO;

    * Derrota do CRM na Justiça Federal;

    * Comentário de Olivares Rocha;

    * Comentário do Dr. André Pita.

    A transcrição do áudio deste vídeo pode ser lida on-line em:

    Endereços desta página(*):

    http://autohemoterapia.orgfree.com/fatosmarcantesAHT.htm

    http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/fatosmarcantesAHT.htm

    (*) as páginas contam com o Google Tradutor

    Outros vídeos sobre a auto-hemoterapia

    http://www.youtube.com/worldautohemotherapy

    http://www.youtube.com/AHTespanol

    http://www.youtube.com/AHTenglish320x240

    ResponderExcluir
  15. Cura de alergia crônica de pele com a auto-hemoterapia

    AUTO-HEMOTERAPIA Depoimento Pessoal

    Retirado do vídeo: Auto - Hemoterapia.MPG

    ECZEMA AUTO HEMOTERAPIA.MPG
    Healing chronic skin allergy with auto transfusion therapy (auto hemotherapy) !

    Curando alergia cronica de pele com a AUTO HEMOTERAPIA !

    http://youtu.be/43fySOaS8UM

    http://www.youtube.com/watch?v=43fySOaS8UM

    Cura de alergia crônica de pele com a auto-hemoterapia. A medicina convencional não conseguiu resolver o problema com a indicação de pomadas e corticoides. Seis meses e aí está o resultado. No dia seguinte à primeira aplicação já estava melhor. Vejam!

    canal no youtube: http://www.youtube.com/user/noexluna

    Dicionário de 1958 em que já consta o verbete: "auto-hemoterapia" (técnica antiga)

    O mesmo verbete "auto-hemoterapia" em dicionário do ano 2000 consta como pertencente à Medicina: "Med."

    Alergia crônica.

    Dermatite atópica, eczema, dermatose, atopia: enfim, vários nomes ...

    O tratamento convencional não resolveu:

    - você irá morrer com a alergia, mas não da alergia - doença crônica incurável.

    A auto-hemoterapia está curando - Veja!

    SOFRIMENTO

    * Pequenas bolhas de água.
    * Coceira.
    * Ressecamento
    * Rachadura da pele.
    * Sangramento.
    * Impossibilidade de lidar com papéis.
    * Impossibilidade de cumprimentar as pessoas.

    BENEFICIOS:

    * Saúde da pele
    * A mão de volta à sua condição normal, após seis meses de tratamento com a auto-hemoterapia.
    * Recuperação da auto-estima.
    * Recuperação da alegria de viver.

    ALGUMA DÚVIDA?

    PRECISAM DE MAIS PROVAS?

    EU ESTOU SATISFEITO!

    http://autohemoterapia.orgfree.com/Autohemoterapia_cura_alergia_cronica_de_pele.html

    http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/Autohemoterapia_cura_alergia_cronica_de_pele.html

    ResponderExcluir
  16. AutoHemoterapia em Santa Catarina

    Dra. Karla Salete Tratsk-Nitz
    * Doutorado em Oftalmologia, Universidade de Münster, Alemanha

    Narra o caso de uma paciente que teve um AVC, ficou na UTI e hj vai ao seu consultório caminhando. Diz q tem um livro Alemão sobre a AHT editado em 2001.

    Testemunho da Empresária Deacy Teixeira que foi curada na 6ª aplicação de AHT de um desequilibrio de distúrbio de tireóide .

    http://www.youtube.com/watch?v=-Bpx5U0RzKw

    ResponderExcluir
  17. COMO O MATERIAL DOS DEFENSORES DA AUTO-HEMOTERAPIA É IMENSO, RESPALDADO COM MUITA DOCUMENTAÇÃO, QUE INQUESTIONAVELMENTE COMPROVA A EFICACIA DA TERAPIA, MUITO MAIS INFORMAÇÕES PODEM SER VISTAS EM:

    http://www.hemoterapia.org/aht_hemoterapia_videos.asp

    Arquivos PDF sobre a AHT:
    http://pdfcast.org/profile/marcelo%20fetha

    ResponderExcluir
  18. É, o video do Dr.Luiz Moura foi visto por 20.000.000 de pessoas, o site do amigo Walter está com mais de 130.000 visitas, o forum inforum.insite.com.br/3955​0 com mais de 20.000 entradas, então " A VÓZ DO POVO É A VÓZ DE DEUS " e a vóz e escritos do CFM,ANVISA,COFEN,CFF,SBHH,​ABHH,MINISTÉRIO DA SAÚDE, não serão ouvidos e nem lidos, como hemoterápico e tendo recebido cura e remissão para minhas doenças e como defensor e divulgador da inofensiva terapia complementar que tanto atrapalha os lucros das transnacionais farmacêuticas e a roda dos contrários que também recebem por issoJoel Martini de Campos É, o video do Dr.Luiz Moura foi visto por 20.000.000 de pessoas, o site do amigo Walter está com mais de 130.000 visitas, o forum inforum.insite.com.br/3955​0 com mais de 20.000 entradas, então " A VÓZ DO POVO É A VÓZ DE DEUS " e a vóz e escritos do CFM,ANVISA,COFEN,CFF,SBHH,​ABHH,MINISTÉRIO DA SAÚDE, não serão ouvidos e nem lidos, como hemoterápico e tendo recebido cura e remissão para minhas doenças e como defensor e divulgador da inofensiva terapia complementar que tanto atrapalha os lucros das transnacionais farmacêuticas e a roda dos contrários que também recebem por isso,joelmartini@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  19. * ESTUDO COM REGISTRO FOTOGRAFICO QUE COMPROVA A EFICACIA DA AUTO-HEMOTERAPIA:

    Revista Científica Européia REFERÊNCIA publica artigo dos cientistas brasileiros Telma Geovanini e Manoel Mozart Corrêa Norberto sobre auto-hemoterapia:
    - Tratamento da Esclerodermia doença auto imune através da auto-hemoterapia: Um estudo de caso clínico.

    O artigo está em http://alturl.com/s2yxk

    O endereço da Revista é http://www.esenfc.pt/rr/site/

    PDF: (original Mestre Telma)
    http://alturl.com/myxmc

    Tratamento de esclerodermia com auto-hemoterapia - Estudo de caso Mestre Telma Geovanini
    http://alturl.com/avy8x

    -

    * SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) e a Auto-hemoterapia:

    http://alturl.com/c2ewy

    . PELO FIM DE UMA AGRESSÃO À ARTE DE CURAR por Walter Medeiros
    . EM DEFESA DA LIBERAÇÃO DA AUTOHEMOTERAPIA NO BRASIL por Telma Geovanini:
    . AUTO-HEMOTERAPIA por Ida Zaslavsky


    -


    * CONTESTANDO A INFORMAÇÃO DE QUE OS MEDICOS QUE APOIAM A AHT SÃO IRRESPONSAVEIS e outras barbáries mencionadas:

    Dr. Alexis Botsaris e outros medicos dizem que NÃO É VERDADE QUE NÃO EXISTAM PUBLICAÇÕES SOBRE A AUTO-HEMOTERAPIA.
    http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-2.htm

    -

    -

    * E POR FIM, A AUTO-HEMOTERAPIA FUNCIONA OU NÃO?

    A resposta é bem simples, clara, honesta e transparente.

    É só retirar sangue da veia e fazer auto-hemoterapia.

    Foi o que "todos" os que defendem a auto-hemoterapia fizeram. E qualquer pessoa pode fazer. E CONSTATAR A "VERDADE" POR SI MESMO.

    ResponderExcluir
  20. Concordo com sua defesa a uma prática que julga benéfica, porém prefiro me abster dela até comprovação científica já que a falta de respaldo científico é reconhecida pelos próprios defensores do método. O Conselho Federal de Medicina proíbe aos médicos brasileiros a utilização de outras práticas terapêuticas não reconhecidas por essa comunidade científica, como é presentemente o caso da auto-hemoterapia, que, assim, não pode ser considerada um tratamento médico no Brasil. A ANVISA, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) consideram que a auto-hemoterapia apresenta riscos à saúde. A ausência de indicações comprovadas é parte do motivo pelo qual, no Brasil, a ANVISA considera o uso da auto-hemoterapia uma infração sanitária, e, em consequência, sujeita os envolvidos (ativa ou passivamente) às penalidades previstas na lei. Porém pesquisas sobre o tema não foram descartadas pelo conselho. Quanto às pesquisas, é um numero modesto, mas mostra que alguma pesquisa já foi realizada. Aguardarei maiores resultados e sua real comprovação, e caso realmente fique comprovado, ficarei feliz em reformular uma matéria especial para o tema. Com relação aos pacientes que citei, tratei de uma forma geral, mais infelizmente devo confessar que entre elas está a atuação de um médico e a auto-hemoterapia. Se isto não foi divulgado creio que seja decisão do próprio paciente que foi submetido à tecnica (teve como consequencia um absesso local). Lembrem-se que trato aqui de atitudes irresponsáveis, e acredito que os senhores mantêm seus pacientes cientes de todos os fatos, bem como de como está caminhando o tema no Brasil. Aguardarei validação cientifica e agradeço os comentários. Abraço

    ResponderExcluir
  21. Procedimentos sem aval tem normatização até no Ministério da Saúde. Os órgãos que afirmam ser a Ah perigosa, não apresentam estudos, indícios ou sequer algum caso que aponte para esta periculosidade. Ao contrário, todos os riscos indicados, são os que corremos ao recebermos uma injeção em posto médico, ou coletar sangue, ou por uma contaminação por falta de cuidado e perícia do aplicador, sem qualquer envolvimento do procedimento de criar um hematoma intramuscular.

    Abscessos inclusos... como bem sabemos...

    Não há penalidade qualquer que seja aplicável ao praticante voluntário da AH, em si mesmo. E pesquisas foram sim desconsideradas como assume o médico autor do parecer que embasou a proibição da terapia. Ele alega que deixou de considerar estudos por questões de barreiras linguísticas. Se tivesse ao menos empregado mais tempo, já que procedeu o parecer em menos de 2 meses, e contratado tradutores juramentados... ou consultado colegas e autoridades de países em que a AH é prática médica há décadas...

    Acredito que diante da disseminação deste tratamento, está mais do que na hora de que se procedam os estudos balizadores, sejam pelas universidades e instituições públicas, sejam pela iniciativa privada, onde acredito que será mais difícil, uma vez que a Ah não tem perfil comercial.
    Abraço e obrigado pela atenção.
    Olivares Rocha

    ResponderExcluir
  22. NÃO EXISTE LEI QUE PROÍBA A AUTO-HEMOTERAPIA:

    UMA PROIBIÇÃO ILEGAL
    (QUEM PROIBIU A AUTO-HEMOTERAPIA?)

    http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-legis.htm

    -

    Existe comprovação científica de benefícios?
    Este tratamento, originário da França, é praticado há mais de 100 (cem) anos e sua efetividade é comprovada através de alguns trabalhos nacionais: Imunoterapia – Dr Ricardo Veronesi; Autohemotransfusão – Dr Jessé Teixeira, Auto-hemoterapia – Dr. Luiz Moura; Prof. Dr José de Felipe Júnior; Dra Berenice Wilke e centenas de trabalhos estrangeiros, como pode ser verificado na extensa revisão feita por S. H. SHAKMAN, em seu trabalho “AUTOHEMOTHERAPY REFERENCE MANUAL & HISTORICAL REVIEW”, acessando o site www.instituteofScience.com.
    Dr. Ronaldo João
    http://metropolionline.com.br/vidasaudavel/auto-hemoterapia-funciona-ou-nao-funciona/

    -

    ... quem é contra não cita trabalhos científicos para não estimular exatamente a comprovação técnica ...
    Dr. Marcus Mac-Ginity

    -

    Dr. Alexis Botsaris e outros médicos dizem que "não é verdade" que não haja publicações sobre a auto-hemoterapia:
    http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-2.htm

    ResponderExcluir
  23. Dr. Ana....ERA MELHOR A SENHORA TER FICADA CALADA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não seria melhor Sr Durval. Mantenho meu receio com relação a técnica e q a ciência consiga a real comprovação da eficácia da mesma. No mas, usufrui do meu direito a uma opnião tb baseada em dados científicos e vivências pessoais. Ainda vivemos em uma democracia.

      Excluir
  24. Com certeza não seria melhor Sr Durval. Mantenho meu receio com relação a técnica e q a ciência consiga a real comprovação da eficácia da mesma. No mas, usufrui do meu direito a uma opnião tb baseada em dados científicos e vivências pessoais. Ainda vivemos em uma democracia.

    ResponderExcluir
  25. Me espanta uma pessoa da área médica falar que tais técnicas não são reconhecidas. Deve se esquecer de como foi o início da medicina e também os avanços da ciência - que são ILIMITADOS - e técnicas novas aparecem dia a dia. Nunca ouvi uma pessoa sequer dizer que a PAH ou a GAH são "milagrosas", mas acompanhei sim casos de melhoras no sistema imune e demais benefícios, COMPROVADOS ANTES E APÓS EXAMES LABORATORIAIS. Em exames laboratoriais a sra crê??? Aff esse tipo de atitude - tendenciosa e preconceituosa é que denigre os avanços de nossa medicina.

    ResponderExcluir
  26. Cara Dr. Ana Paula..
    O fato de o CFM não reconhecer uma terapia não invalida a sua eficácia, sobretudo quando no resto do mundo ela é largamente praticada. Para exemplificar cito o caso da ozonioterapia que é praticada com grande sucesso por milhares de médicos em muitos países cuja medicina é avançada tanto quanto ou mais do que a do Brasil (Alemanha, Espanha, Russia,Itália, Estados Unidos, dentre outros). A ozonioterapia também é injustamente chamada por muitos aqui no brasil de charlatanismo, por mera ignorância de quem não conhece o suficiente do assunto e se atreve a criticar e desconstruir a imagem de terapias e tratamentos que poderiam ajudar a população.

    ResponderExcluir
  27. Encontrei este blog procurando informações sobre o Dr. Pioli e vendo toda essa discussão, venho em defesa da auto-hemo.
    Eu recebi auto-hemo algumas vezes, e meu quadro físico melhorou muito, minha imunidade aumentou e, com isso, minha disposição física.
    Além disso, há vários artigos científicos que relatam a eficiência do método, inclusive, é amplamente utilizada na Europa.

    ResponderExcluir
  28. Kkkkk Dra. ficou como?
    2019 já deu tempo de validar.😄

    ResponderExcluir