quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Vícios posturais no computador - Um mal moderno

Muitas pessoas me perguntam qual a postura correta a ser adquirida durante o uso do computador. Como Comentei no post anterior, a postura sentada é uma das mais agressivas ao disco intervertebral Seja para os internautas ou para os que utilizam o computador como fonte de renda, uma postura incorreta pode trazer diversos danos a sua saúde, tais como dores nas costas e no pescoço, braço, fadiga física, Ler, Dort e esgotamento mental. Segue então uma pequena lista de dicas: 



  1. Jamais coloque a tela do computador virada demasiadamente para cima obrigando você a olhar nessa direção.
  2. Uma mesa muito baixa, por outro lado, lhe obriga a ficar numa postura prejudicial à coluna, pescoço e braços, curvando-se todo o tempo.
  3. Nunca devemos forçar o pescoço e a coluna vertebral. Mantenha o teclado alinhado à tela, sentando-se de frente para o computador.
  4. Quando a cadeira está muito baixa em relação ao teclado, você é forçado a ficar permanentemente em uma posição inadequada, tensionando os braços e ombros.
  5. Nunca fique mais que duas horas inteiras no computador. Saia e relaxe por pelo menos 5 minutos.
  6. Apóie sempre os pés no chão. E mantenha os punhos alinhados ao digitar. Na verdade, o certo mesmo é ter um apoio em baixo deles.



 Postura Ideal



1.      O ângulo de visão deve ser aproximadamente de 20 graus;
2.      Filtro de vidro ajustável em altura, profundidade e inclinação;
3.       Teclado a uma boa distância da tela, na mesma altura dos cotovelos, mantendo-os na cintura quando estiver teclando e apoiando o antebraço na mesa quando usar o mouse;
4.      O encosto da cadeira deve ser ajustável em altura e profundidade. As costas devem tocar todo o encosto;
5.      Altura ajustável da cadeira de modo que fique com os pés na frente, apoiados ao chão e joelhos a 90 graus;
6.      Manter boa distância entre os olhos e a tela;
7.      Altura ajustável da mesa;
8.      Espaço suficiente para movimentar os joelhos;
9.      Apoio para os pés.
    Alongamentos

    Segue abaixo uma figura com dicas de alongamentos que podem ser feitos durante os períodos de descanso. Cada uma deve durar pelo menos 15 segundos e devem ser feitas cerca de 2 repetições cada.


    quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

    Exercícios com carga: Em pé ou sentado?


    Os exercícios resistidos, de uma forma geral transmitem carga em forma de força para a coluna vertebral.  Isso, ao contrário do que parece é normal e até saudável em doses adequadas e controladas, pois a carga proporciona aumento da massa óssea e muscular, causa hipertrofia dos ligamentos e cápsula, além de reforçar a cartilagem articular, ou seja, proporciona maior consolidação das articulações da coluna, prevenindo de problemas futuros.


    Mas há alguns exercícios que são desnecessários, pois a carga promovida só leva a compressão intervertebral, incentivando a desidratação discal e a degeneração, uma forma bem comum praticada são os exercícios realizados na posição sentada. Quando digo desnecessária, digo porque essa carga não agrega nenhum valor, não há incrementos positivos, somente repercussões maléficas.

    Nós, fisioterapeutas, sabemos que a posição sentada é uma das mais comprometedoras para a saúde da coluna, pois é a posição de maior sobrecarga nos discos intervertebrais (estruturas protetoras da coluna vertebral).

    Exercícios axiais (aqueles que o peso utilizado no movimento tem sentido para baixo, em direção ao solo) como o desenvolvimento, elevação lateral, rosca, elevação de ombros, entre tantos devem ser realizados em pé, pois além de evitar os danos inerentes a postura, estes exercícios quando realizados de pé agregam a capacidade do atleta de suportar pesos com o tronco estabilizado, prevenindo lesões futuras.
    Para tornar a informação mais fidedigna, cito aqui um estudo de Nachemson (1976) onde ele comprovou que a posição sentada aumenta a cargas nos discos em aproximadamente 40%, e este valor é somado ao acréscimo de peso utilizado durante os exercícios. 

    Portanto, essa é a minha dica para os nossos amantes palmarinos da musculação.: Consultem um Educador Físico para não precisarem visitar um Fisioterapeuta ;)

    quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

    Nesse Verão... Fica a Dica!

    Pilates



    O método PILATES vem sendo considerado por especialistas do mundo inteiro como uma alternativa de movimento das mais avançadas e eficazes da atualidade.
    O objetivo desse método é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão de seus corpos. Desse modo, todos poderão utilizá-lo de forma mais eficiente, aprimorando sua performance nas atividades da vida diária e profissional.
    Sustentado em seis princípios básicos - concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência do movimento, a técnica baseia-se em exercícios de baixo impacto, que não preconizam dor ou fadiga excessiva, diminuindo as possibilidades de lesões reincidentes, construindo um ambiente de assistência e resistência.
    Partindo desses princípios, o Pilates tem como benefícios:
    • Melhoria da consciência corporal;
    • Aumento da concentração;
    • Trabalho respiratório;
    • Alongamento corporal com aumento da flexibilidade;
    • Aumento da resistência física;
    • Melhoria da postura, corrigindo o alinhamento corporal;
    • Aumento do tônus, força e definição da musculatura;
    • Melhoria da coordenação motora;
    • Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
    • Favorecimento da drenagem linfática e eliminação de toxinas;
    • Alívio de tensões e dores crônicas;
    • Melhoria da performance das atividades na vida diária.
    Baseado em tudo isso, o Pilates é chamado de “exercício inteligente”, pois exige uma sincronia incomum entre corpo e mente que, por sua vez, resulta numa experiência pessoal única, ou seja, “o Pilates fica no corpo de quem faz”.

    Fisioterapia Neurológica


     
    A Fisioterapia Neurológica minimiza as deficiências advindas das doenças que acometem o sistema nervoso como: Paralisia Cerebral, Esclerose Múltipla, Acidente Vascular Encefálico (derrame cerebral) dentre outras.
    A reabilitação tem como intuito restaurar a identidade pessoal e social dos pacientes que sofreram lesões no córtex, tronco cerebral, medula espinhal, nervo periférico, junção neuromuscular e no músculo, buscando o bem estar físico e emocional do indivíduo.

    Fisioterapia Gerontológica



    A Fisioterapia Gerontológica está relacionada com a prevenção, a manutenção e a reabilitação funcional do idoso. Os principais objetivos da fisioterapia são promover a independência do paciente idoso e prevenir as incapacidades do mesmo. Com essa finalidade trabalhamos com a coordenação, o equilíbrio, a marcha e a memória. Dessa forma, a fisioterapia devolve a funcionalidade e melhora da qualidade de vida do paciente idoso.