Os exercícios resistidos, de uma forma geral transmitem carga em forma de força para a coluna vertebral. Isso, ao contrário do que parece é normal e até saudável em doses adequadas e controladas, pois a carga proporciona aumento da massa óssea e muscular, causa hipertrofia dos ligamentos e cápsula, além de reforçar a cartilagem articular, ou seja, proporciona maior consolidação das articulações da coluna, prevenindo de problemas futuros.
Mas há alguns exercícios que são desnecessários, pois a carga promovida só leva a compressão intervertebral, incentivando a desidratação discal e a degeneração, uma forma bem comum praticada são os exercícios realizados na posição sentada. Quando digo desnecessária, digo porque essa carga não agrega nenhum valor, não há incrementos positivos, somente repercussões maléficas.
Nós, fisioterapeutas, sabemos que a posição sentada é uma das mais comprometedoras para a saúde da coluna, pois é a posição de maior sobrecarga nos discos intervertebrais (estruturas protetoras da coluna vertebral).
Para tornar a informação mais fidedigna, cito aqui um estudo de Nachemson (1976) onde ele comprovou que a posição sentada aumenta a cargas nos discos em aproximadamente 40%, e este valor é somado ao acréscimo de peso utilizado durante os exercícios.
Portanto, essa é a minha dica para os nossos amantes palmarinos da musculação.: Consultem um Educador Físico para não precisarem visitar um Fisioterapeuta ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário